Junta de Freguesia de Fornos de Maceira Dão

A freguesia de Fornos de Maceira Dão, fica situada no concelho de Mangualde, distrito de Viseu. Dista da sede do concelho cerca de 4 quilómetros e tem por padroeiro S. Miguel Arcanjo.
O topónimo da freguesia compõe-se por três elementos, a saber:

“Fornos” indica a existência de abundância de fornos neste lugar, ao mesmo tempo faz referência a antigas atividades tradicionais.

“Maceira” proveio da palavra latina matianas (maçãs), aludindo à abundância de macieiras neste vale, onde a freguesia se implanta.

“Dão” referência ao rio do mesmo nome, que lhe passa por perto.

O povoamento desta localidade remonta a épocas muito recuadas, como se pode concluir pelos vestígios arqueológicos encontrados.

A sepultura de Cancela, o Castro que se situa na elevação sobranceira à Ribeira dos Frades e a villa romana do Cabeço da Mota, são o espólio encontrado que nos “fala” da ocupação humana desta localidade em diferentes épocas.

Em termos eclesiásticos, Fornos de Maceira Dão foi vigairaria da apresentação do bispo. Foi nesta freguesia que, pertencendo na época ao concelho de Azurara extinto no século XVIII, foi construído o Real Mosteiro de Maceira Dão, fundado pelo abade D. Soeiro Teodoniz, por volta de 1160.

Em 1173, D. Afonso Henriques definiu limites ao couto do Convento e doou-o aos frades da Ordem de S. Bento, que mais tarde passou para a Ordem de Cister. Os abades desta Ordem desenvolveram grandemente esta região, que administravam, incluindo os poderes judiciais.

As ordens religiosas foram extintas em 1834 e as grandes áreas constituíam o couto do Convento, foram incorporadas no concelho de Mangualde.

© Copyright 2022 Junta de Freguesia de Fornos de Maceira Dão. All Rights Reserved. Web Design Jribeiro Designer